Fantasias

Depois do último texto fiquei pensando sobre as fantasias que todos nós nos deixamos levar. Afinal Copas não são nada mais do fantasias ao extemo. Mas fantasia é o que mais existe nesse mundo. Vivemos numa grande “Matrix” que existe à muitos anos e se chama cultura estabelecida. Ela nos faz dar valor a isso ou aquilo. A questão é só o quanto nos apegamos a uma fantasia ou a outra. Por isso fiquei pensando porque eu especificamente não sou apegado à fantasia do futebol.
Bem, primeiro ela é uma fantasia realmente grande e salta ao olhos. Se não vejamos: o que é um time ? É um conjunto de pessoas que mudam com freqüência, contratados por uma diretoria que muda com menos freqüência, que é simbolizada por um brasão que muda com menos freqüência ainda. Acho que a única coisa que permanece em um time são as cores. Pelo menos não chegou até os meus pouco futebolísticos ouvidos a notícia que algum time, alguma vez tenha mudado de cores. Então quando torcemos por um time, basicamente estamos torcendo para que a diretoria do clube, tenha o bom senso e dinheiro para contratar bons jogadores e técnico para que esse conjunto de pessoas possa fazer algumas cores serem vitoriosas sobre outras. Não me parece muito interessante.
Mas essa é apenas uma das muitas fantasias que nos cercam. Os hindus chamam isso de Maya ou a ilusão, que não deixa de ser muito diferente do conceito do filme Matrix. Eu sou pessoalmente apegado a várias: rock é consciência, moto é liberdade, cabelo comprido é ser contrário ao pensamento tradicional, jogos de computador, ler traz conhecimento e várias outras. Ter fantasias faz a nossa vida ser mais divertida e nos dá algumas experiências interessantes.
Então porque eu não me apeguei à fantasia do futebol ? Fazendo uma análise mais profunda, acho que me desinteressei na infância porque eu mesmo era muito ruim jogando. Aí como eu não participava dos jogos, eu fui me interessando por outras coisas, e quando comecei a ter uma compreensão melhor, vi que realmente era uma fantasia muito grande de todo mundo. Melhor, menos uma coisa irreal na minha vida para trabalhar.
Hoje vejo o processo de evolução psicológica/espiritual justamente como a eliminação das fantasias que vamos nos apegando ao longo do tempo. Quanto mais percebemos as fantasias e abrimos mão delas, mais nos tornamos melhores e mais evoluídos. Repare que quando digo abrir mão de uma fantasia, quero dizer deixar o apego a ela, não é que vc tem que deixar de fazer o que você gosta e sim dar a isso a devida importância e fazê-lo de uma forma equilibrada e sem se deixar levar.
Por isso eu não sou melhor que ninguém, por perceber a enorme fantasia da copa. Por exemplo: o que traz de bom pra mim jogar um jogo de computador ? Igualmente nada. E eu jogo. É exatamente a mesma coisa. Uma forma divertida de passar o tempo, ao gosto de cada um.
O ruim é deixar essa fantasia chegar ao ponto de gerar catarse. Ela sim pode causar tragédias e trazer o pior de cada um à tona. Por isso, use sua fantasia do jeito que quiser, mas tenha consciência de saber que ela é uma fantasia, faça isso de forma equilibrada, e sabendo que outras pessoas têm outras fantasias também que não são piores nem melhores que a sua, são apenas fantasias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *