400

Chegou aos meus ouvidos a história de alguém que perguntou porquê é errado gastar R$ 400,00 em uma peça de roupa. Tô querendo responder essa pergunta.

É errado porque:

-O valor do custo de fabricação dessa peça de roupa é ridiculamente baixo comparado com o preço final, fazendo com que o lucro do fabricante seja exageradamente alto. Nenhuma qualidade do produto, como vestir bem, impostos ou qualquer que seja, justificam tal diferença entre custo de produção e custo final ao consumidor.

-É possível comprar um produto de qualidade igual ou superior por um percentual muito baixo desse valor. Muitas vezes percentual com um só digito.

-Só se pagam valores tão exorbitantes porque consciente, inconscientemente ou culturalmente, gastamos esse dinheiro, não pela necessidade de precisar de roupa para vestir e sim porque querermos ser melhores do que os outros. Não somos. Ninguém é, nem nunca na história da humanidade houve alguém melhor do que o outro. Somos todos melhores em alguns aspectos e piores em outros, o que nos faz a todos exatamente iguais (veja: 1).

-Desperdiçar esse valor em dinheiro é muito ruim porque existem enormes carências no mundo atual e ele poderia ser muito melhor empregue atendendo necessidades que, para muitos, representam a vida ou a morte.

-Mesmo que você não se preocupe com os outros, esse dinheiro poderia ser muito melhor empregue se fosse investido na sua própria evolução. Poderia ser usado para estudar, ler, realizar projetos, viajar, conhecer novas pessoas, novas culturas, novas idéias. Abrir nossa mente para tantas outras realidades que não conhecemos. Podia ser usado para ampliar nossa cultura, conhecimento, sabedoria, até mesmo para adquirir bens materiais que realmente necessitamos. Em resumo: poderíamos nos melhorar ou melhorar nossa vida.

-Nos apegamos a esse tipo de fuga para esconder nossa insegurança atrás de uma máscara de respeitabilidade. Queremos isso porque temos medo de que descubram nossa real condição: só mais uma pessoa em uma humanidade imensa. Mas ainda assim sabemos que somos especiais e por isso queremos tanto que os outros reconheçam isso.

-Se você acha que só fica bonita assim, eu digo: aos olhos de quem realmente é interessante, você é linda sem produção alguma, porque ele lhe vê os olhos do espírito e do sentimento.

-Por muita gente valorizar a aparência, não quer dizer que a aparência é a realidade. Na imensa maioria das vezes dá-se exatamente o contrário. E de novo, quem realmente interessa para você, sabe disso.

-Isso também alimenta a fantasia da “elegância” (veja: 1 2) tornando o mundo um lugar pior porque ensina outras pessoas que só alimentando sua vaidade é que vc será respeitado e a desperdiçar mais e mais recursos. Essa forma de agir leva à situação que os EUA estão hoje. Se todo o planeta consumisse igual aos EUA necessitaríamos de 5 planetas Terra (veja: 1 2). Leva também a aberrações como o imenso continente de plástico que temos hoje no Pacífico Norte (veja 1 2 3 4).

-A qualidade de seus amigos, seus sentimentos e pensamentos melhorará muito quando você se importar com o que é realmente de valor para sua vida, família e sociedade e se livrar do “status” que roupa cara dá.

-Quem se importa com isso e não com os valores reais da humanidade, está muitas vezes alimentando toda a corrupção pois não se importa com o caráter da pessoa e sim o que ela aparenta ser.

-Quem valoriza a aparência externa é porque ainda não aprendeu a olhar para o coração. Se uma mulher precisa andar “produzida”, como diz o povo, para ser notada, há definitivamente algo em que precisa melhorar. Essa vaidade faz dela vazia, pequena, insegura porque ninguém está produzida todo o tempo e (aí sim) inferior a quem cativa pela sinceridade, bons sentimentos, amor, carinho e atenção pelas pessoas que a rodeiam. Isso a atrapalha, porque para tudo necessita de estar “apresentável” o que faz com que tudo demore mais e ela desperdice um tempo precioso de sua vida para poder atender sua vaidade, além de a afastar das pessoas com bons sentimentos e que podem trazer mais felicidade a sua vida do que a mais cara roupa ou jóia do mundo.

As verdadeiras jóias do mundo são pessoas de coração grande e aberto.

Então vamos nos lembrar: o sentido da vida é evoluir e não ser melhor que o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *