Direitos humanos

Existe uma frase que já recebi algumas vezes por email que diz: “Direitos humanos são para humanos direitos”. Não concordo não. Direitos humanos são pra quem precisa. E em um grande número de vezes, quem precisa mais é quem não é tão correto.

É quando um ser humano chega à condição de cometer um crime, ou de estar na marginalidade que ele precisa ser tratado da forma mais humana possível. Não estou defendendo a impunidade. Estou defendendo que cabe à justiça uma punição justa, em pleno acordo com a lei.

Chega-se à condição de marginalidade, por muitos motivos ou por muitas justificativas às quais aquelas pessoas se apegam. E é ao sermos absolutamente corretos e éticos no tratamento dado a criminosos que mostramos que estamos alguns degraus acima deles e não vamos nos apegar às mesmas ilusões fantasiosas que fazem o criminoso praticar seus atos.

O que acontece é que nosso mundo não tá lá essas coisas. E ao nos deixarmos contaminar pela revolta dos atos errados praticados por outrem, corrompemos a nós mesmos. Cada vez mais alimentamos essa mesma revolta. E quando achamos um “alvo” para nossa revolta queremos que ele pague por toda ela. Mas o que cabe a quem comete um ato criminoso, não é pagar por todos os atos errados da humanidade. Cabe pagar unicamente pelo ato que cometeu. Quanto pior mais pesada deverá ser a sentença. Mas ele tem que pagar pelo que fez e SOMENTE pelo que fez e nada mais.

Então é justamente para frear essa “sede de vingança” que existem os direitos humanos. E eles devem sim defender os criminosos. Defender quem caiu em um erro muita vezes grave ou gravíssimo, de pagar por todos os outros erros de todos os outros seres humanos que chegaram a esta condição.

E quem é realmente capaz de afirmar com toda convicção que nunca cometerá um crime ? Quem sabe as circunstâncias que seremos obrigados a suportar na vida ? Será que não é possível que sob determinadas circunstâncias não acharíamos nós também motivos que a nós pareceriam justos para cometermos o mesmo ato deles ? Será que estes motivos pareceriam justos a todos, ou seríamos nós também nesse caso o alvo da revolta de alguém ?

O melhor então é buscar a calma. A tranqüilidade para lidar com situações difíceis. Porque é este o momento onde ela é mais necessária. E auxiliar a desenvolver esta mesma tranqüilidade em nós, para que não sejamos nós os próximos a precisar que os Direitos Humanos realmente funcionem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *