Beber e dirigir

Recebi uma petição para ampliar a pena de quem mata no trânsito por embriaguês. Não assinei. Explico.
Tenho muito amigos que bebem e dirigem. Eu mesmo passei um tanto da minha vida bebendo e andando de moto. Sei o perigo que é. Sei que estive sujeito a ter me matado ou matado outros inocentes, sei que meus amigos que ainda estão nessa compreensão estão sujeitos ao mesmo risco.
Mas até que ponto eles são culpados dessa prática ? A bebida é glamurizada pelas autoridades. Beber é tido como “legal”. A pessoa é tida como chato se não beber. As pessoas são criadas e estão imersas nessa cultura. Se bebe para chegar nas meninas(os), se bebe pra “ficar legal”, se bebe para se divertir, se bebe para rir, se bebe para se soltar, se bebe para viver. Se bebe por qualquer desculpa.
Aí quando a cultura que nós mesmos criamos leva um de nós a matar alguém, queremos demonizá-lo, taxá-lo de criminoso e jogar tudo que nós mesmos criamos em cima de alguém que está sendo uma vítima do que nós mesmos fizemos.
Não tá certo. Tem é que mudar a cultura da bebida. Tem é que fechar as produtoras de bebidas alcoólicas. Não demonizar as vítimas delas. Porque é permitido propaganda de bebida ?
Pode não parecer que um bêbado que mata um inocente é uma vítima. Mas isso é de novo culpa da gente olhar mais as aparências do que o problema real. Olhem a foto desse cidadão:
Reginald
Ele parece estar se sentindo bem ? Esse é Reginald Stephey, o cara que bateu no carro da Jacqueline Saburido. Não vou entrar no mérito do caso dela porque já é por demais famoso. Só botar no Google para quem não conhecer (aviso: as imagens dela são fortíssimas).
No julgamento ele disse: “A lembrança do que eu fiz é uma dor que nunca irá embora”.
Ele foi culpado ? foi… por ser fraco e influenciável por uma cultura nociva. Quem criou essa cultura ? Todos nós. E nós temos é que procurar libertar esse mundo da besteira que todos nós fizemos junto e não procurar pontos focais pra alimentar nossa revolta.
Quem mata no trânsito é só um ponto focal da culpa que todos nós temos. Tem que ser tratado dessa forma e não de qualquer outra.

-“Ah e quem morreu ? ele é que tem menos culpa”

Concordo. É por isso que temos que ter o máximo de celeridade em melhorar. Mas não é demonizando as vítimas do que todos nós criamos que faremos isso.

-“Ah mas eu mesmo nunca bebi e sempre combati a bebida”

É mas muitas das pessoas que você ama não fizeram isso e auxiliaram a que se perpetuasse. Você quer a prisão pra elas ? E você vive num mundo onde muita gente que veio antes de você criou isso. Então sua obrigação é auxiliar para que os erros dos nossos antepassados sejam corrigidos.

O melhor é ter amor no coração. Pro culpado e pro inocente. Lembrar: “quem faz o mal só merece o perdão” e “o bem com o bem se paga e o mal com o bem se paga também”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *