A inteligência é superior à força

Hoje vi um combatente de um desses torneios de luta na TV dizendo o quanto ele ia bater no seu oponente em uma luta que está pra acontecer. Isso me fez pensar no sentido da força física, de se impor a vontade através da força física.

Penso que a força física, especialmente voltada para um combate é um estágio bem primário de pensamento. Alguém um dia disse que a inteligência é superior à força e isso é muito verdade. Nem o mais forte dos homem pode ter a força que um homem franzino consegue fazer com uma simples ferramenta. Nenhum homem por mais técnica ou força que tenha, consegue fazer o serviço de uma máquina simples. E também, nem o mais técnico dos combatentes pode enfrentar em combate algo que requer tão pouca inteligência quanto um cano com pólvora e uma bala dentro. E isso é tecnologia realmente rudimentar.

Então porque ainda alimentamos a ilusão da força ? Porque ela é valorizada ? Será que somos realmente tão animalescos quanto prega uma certa corrente de pensamento que diz que nossos genes ancestrais determinam nossos interesses ? Será realmente que estamos nesse nível tão pobre ?

Enquanto alguns se mantém assim, aqueles que valorizam algo superior à força, a inteligência, astutamente alimentam como podem esses valores, porque eles sabem que enquanto a imensa maioria se mantiver alienada, ele podem prover essa alienação e continuar a dominar. Eis aí um poder infinitamente maior que força: a inteligência, a astúcia, liderando, dominado e se mantendo em uma posição superior aos demais, século após século.

E assim valorizamos, idolatramos coisas que em nada acrescentam à nossa vida. E assim vamos vivendo dia após dia, esquecendo que nossa vida não melhora, esquecendo de como somos enganados, esquecendo de nos conscientizarmos mais, esquecendo, esquecendo, esquecendo….

Esquecendo que de nada adianta uma partida de futebol pra nós, de nada adianta uma novela, de nada adianta pra nós a vida da vizinha, de nada adianta pra nós a vida de uma celebridade, de nada adianta pra nós mais uma partida de paciência no computador.

E ao mantermos essas alienações mantemos a dominação que quem não quer a evolução de todos nós.

Seria muito mais inteligente da nossa parte, procurar ocupações que sejam divertidas, mas que nos eduquem também.

A inteligência é portanto, como é largamente apregoado, muito superior à força. Ela é capaz de vencer a força física em um confronto facilmente.

E aí como se vence a inteligência ? A resposta comum é com preparo. Com mais conhecimento, mais raciocínio, mais técnica, mais estudo que seu adversário. Qualquer enxadrista (ou militar) pensaria assim.

Mas vejo um poder superior à inteligência e à força. É o sentimento.

Se eu me mostrar amigo verdadeiro, se eu conquistar a confiança de forma verdadeira, se eu ganhar a admiração e reconhecimento do maior combatente que possa exisitir, eu posso dizer tudo que aquele lutador disse pro outro hoje de manhã e ele só vai rir e brincar comigo.

Se eu me tornar amigo verdadeiro do mais astuto dos homens, ele não me fará mal algum.

Aqui se vê uma hierarquia. A natureza física sendo inferior à inteligência (mente) que é inferior ao sentimento.

E o que vence o sentimento ?

Um dia uma pessoa me disse que o mais violento dos homens que conhecia era Ghandi. Simplesmente porque ele não podia ser combatido, porque ele não combatia e era assim, invencível, portanto violento.

Não vejo assim. Sob minha perspectiva Ghandi era sim facilmente derrotável. Era só fazer melhor que ele. Se a Inglaterra estivesse disposta a compartilhar suas riquezas e dar aos indianos as mesmas condições dos ingleses, estruturando a Índia e vendo os indianos como seus irmãos e não como seus colonizados, Ghandi seria facilmente derrotado.

Então o sentimento se vence com um sentimento melhor, porque se melhorarmos o nosso sentimento, não iremos mais querer vencer e sim compartilhar.

E assim venceremos… a nós mesmos.

Um comentário em “A inteligência é superior à força

  1. s

    Lutadores não são brutamontes burros que desvalorizam a inteligência, lutadores usam inteligência, não acredito que você vai comprar pão com um revólver, a luta e seu treinamento dão disciplina e saúde ao ser humano, assim como a luta pode ter consequências, o que um soldado faz também pode ter. “Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico. Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz.”- Sócrates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *