Respeito

“E que história é essa de que “todo ser humano” merece respeito? Hitler, Kadafi, Fidel, Pol Pot, Stálin, Guevara, Fernandinho Beira-Mar e mais uma ruma de assassinos frios merecem algum respeito?”

Sim. Todos. Sem nenhuma exceção. Satanás (se existir), também merece respeito.

Respeito cabe a todos de Satanás a Deus. Inclusive tudo que estiver no meio.

E porque é assim ? É assim porque em primeiro lugar temos que respeitar a nós mesmos e quando a pessoa deixa de ter respeito pelo outro passam a alimentar a revolta que existe nela.

Revolta é uma coisa muito perigosa, porque ela alimenta todos os sentimentos negativos e faz quem a estiver sentindo deixar de ser justo ao dar uma sentença ou castigo excessivo a quem comete um erro. Assim, a pessoa se torna o agente propagador de mais revolta, pelo castigo injusto que deu a outrem, criando um ciclo vicioso que só afunda quem estiver nele.
Portanto alimentar a revolta é uma terrível falta de respeito connosco mesmo ao nos tornar agentes do “mal”.

Então, para que possamos ter respeito connosco mesmo, precisamos respeitar o outro, entender que as pessoas entram nas ilusões mais diversas e não é todo mundo que tem no momento a clareza mental para perceber que o caminho para deixar de sofrer, não é fazer o outro sofrer e sim alimentar em nós os melhores sentimentos e fazer todo o bem que pudermos.

Fazer o bem só a quem “merece”, é o mesmo que limpar apenas nos lugares da casa que estão mais limpos, porque os mais sujos não “merecem” ser limpos.

Quem está mais errado, quem comete os piores erros é que merece mais o perdão. Claro que com justiça de pagar pelo que fez, mas de forma justa, calma com amplo direito a defesa e com misericórdia, porque justiça sem misericórdia é tirania, misericórdia sem justiça é complacência com o delito.

Essa é que é uma atitude de respeito com o outro e connosco mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *