Sua amizade não me interessa

Existe uma linha de pensamento, da qual eu sou um ferrenho opositor, que diz que tudo que o ser humano faz na vida é por interesse. Por esse pensamento alguém seria amigo de alguém porque quer companhia, pais teriam filhos porque precisam conseguir alguém que cuide deles no futuro, mães precisariam satisfazer o seu desejo natural e alguém faria o bem para “se promover” ou para “se sentir bem”, enfim tudo que fazemos na vida seria porque nós temos algum interesse nisso.
O que invalida essa linha de pensamento é que, para muitas pessoas, o “sentir bem” vem após o ato e não antes. Não há intenção antecipada de “lucrar” com um determinado ato. E se não existe intenção antecipada, não existe interesse.
Essa idéia tão propagada no mundo vem de pessoas que tentam espalhar a idéia que seus sentimentos ruins são comuns a todos, para se sentirem menos culpadas por serem egoístas.
Essa “troca de favores” que alguns acham correto, faz com que as relações humanas sejam “materializadas”. Só sou seu amigo, se você me der alguma coisa, senão você não tem qualquer interesse para mim. Isso não é ser amigo.
Ser amigo implica antes de mais nada em ter amor. Isso é sem nenhuma conotação sexual, atração sexual é outro tipo de interesse. Ter consideração, se preocupar, sem que estejamos preocupados porque temos interesse nisso.
Ao contrário do que se possa pensar isso não tem nada da ingenuidade que, tenho certeza, várias pessoas vão ver nas minhas palavras.
Nós viemos a este mundo juntos e todos dependemos de todos para viver. Alguém tem alguma ilusão de que consegue viver sozinho ? Todos dependemos de todos.
Eu mesmo sou bem sincero em dizer que eu não tenho qualquer interesse na amizade de ninguém, inclusive na de qualquer dos meus amigos. Ao contrário disso, eu gosto de ser amigo verdadeiro de todos. Gostar contém amor, interesse na amizade contém egoísmo. Essa é a diferença.
Amizade traz vantagens materiais ? Traz sim. Inúmeras. Mas elas são subordinadas ao sentimento que um amigo tem pelo outro, e antes disso a quem dá o amor ao coração dos homens.
Ao contrário disso as relações de outro tipo, onde um tenta lucrar com o outro, separam. Assim que acaba o interesse não há mais relação. Isso se reflete em casamentos que duram enquanto existem corpos bonitos para se olhar, ou coisas boas para se ter, ou oportunidade de retribuir o favor. E muita solidão depois.
Entretanto quando há amizade verdadeira, e um amigo precisa de apoio, ele não é concedido porque queremos lucrar depois. No final acabamos por lucrar muito mais, porque essa pessoa pode fazer muito mais por nós pois não estará ligada à condição de esperar ser retribuída. Mais uma vez se estivermos esperando por isso, não adianta nada.
“Pô mas ninguém é assim. Todo mundo só pensa em lucrar para si”. Pois é concordo. Mas fazem isso por mau exemplo histórico. E uma hora temos que começar a evoluir. Elas fazem isso porque foram tratadas assim desde criancinhas. E nós estamos aqui para quê ? é para melhorar.
Lembre de tantas coisas ruins que já aconteceram neste mundo por egoísmo. Quantas guerras aconteceram. Quantas pessoas tiveram que pagar para que outras satisfizessem seus interesses de lucro pessoal.
Então, nós temos que ajudar alguém, não é porque esperamos algo dessa pessoa, e sim porque ela é um ser humano. Pelas qualidades dela. Temos que a ajudar a melhorar, evoluir e progredir. Ganhamos com isso ? Claro. Aprendemos a ser pessoas melhores. Será que ela vai nos ajudar ? Se ele quiser ajudar, massa. Mas não temos que contar com isso ou ajudar por interesse, e sim porque temos amor no coração.
Isso sim vai nos dar a vantagem que tanto queremos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *