Estradas

Quando vemos alguém com um comportamento religioso fanático, tendemos a nos sentir incomodados com esse comportamento. Isso leva a que nos distanciemos do caminho espiritual seguido por aquela pessoa. Ao fazermos isso naturalmente no aproximamos de outro mais adequado à nossa atual compreensão.

Religiões são estradas. Cada estrada leva a um destino. Uns mais perto, outros mais longe. Algumas pessoas não querem (ou não estão podendo ainda) caminhar por algumas estradas. Mas quando você pega uma estrada para poder chegar ao seu destino, tem que permanecer nela, porque se desviar demora mais pra chegar onde quer ir.
Acontece que a estrada é bem difícil para muitos. E para permanecer nela eles precisam se fanatizar ou não têm a força necessária para continuar no caminho. Aquele fanatismo demonstrado nada mais é que a busca da pessoa por força e firmeza.
Então o que cabe no caso de pessoas com “fé demais” é compreender a situação da pessoa, entender que ela está fazendo isso movida pelos seus melhores sentimentos e (caso se importe com ela) tentar auxiliar, devagar, com muito jeito e exemplo, a pessoa a chegar em uma estrada melhor e mais tranquila um pouco mais pra frente. Se a confrontamos fortalecemos o fantismo porque ela passará a nos considerar inimigos da sua fé.
O destino das religiões é a evolução espiritual. O que é evolução espiritual ? é conhecer o que existe além da matéria, mas é principalmente sermos capazes de melhorar aquelas coisas em nós mesmos que ficamos adiando e adiando. Conseguir permanecer calmo, conseguir ser mais produtivo, conseguir ser mais tolerante, conseguir ter mais fé, conseguir amar alguém, conseguir ter consciência da realidade do próximo e tantos outros.
Mas as falhas que temos são imperfeições da pessoa que necessita de um pouco mais de caminhada e disciplina (ou seja, seguir mais adiante pela estrada que escolheu) para melhorar.
Então, deixa o povo com a fé deles do jeito que é. Deus sabe o que faz e cria estradas para atenderem a compreensão de todos. Umas são mais adequadas a uns, outras a outros, mas todas levam a um só lugar: à evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *