Coerência de idéias

Coerência de idéias, muitas vezes é interpretada como não mudar suas idéas ao longo de sua vida. Isto não é coerência, é teimosia e por isso alguns falam contra a coerência de forma geral. Aí existe uma falácia. Coerência é muito importante. Só que a coerência é do conjunto de idéias atual com a lógica e não com o histórico de ideias de um indivíduo. Mudar é muito importante. Mas quando mudamos, mudamos para um conjunto de ideias mais coerente do que o nosso conjunto de ideias anterior.
Podemos ter 2 atitudes: aceitar o mundo que nos rodeia como ele é ou tentar mudá-lo. Aceitá-lo exige uma mudança e flexibilidade interior, mudá-lo exige uma enorme tenacidade de ideias e vontade.
Ambas as atitudes estão corretas e têm que ser adequadamente dosadas. O mundo tem muitas coisas erradas precisando ser mudadas. Mas nós também não temos um pensamento totalmente coerente. Ele deve ser moldado através da confrontação de nossas ideias com as ideias alheias. Se são ideias opostas, uma das duas é mais correta dentro da lógica. Se a outra ideia for a mais correta, é nossa obrigação mudar nossas próprias ideias e/ou jeito de ser tornando o nosso pensamento mais coerente. Se for a nossa a correta, temos mais um motivo para pensar que estamos corretos e assim fortalecer nosso pensamento. Fica a cabo do outro indivíduo, fazer isso em si mesmo se quiser evoluir.
Para que se chegue a mudar o que há de errado no mundo, há necessidade de indivíduos capaz de realizar tal feito. Por isso a tenacidade de ideias é tão necessária e é através da confrontação de ideias e da disponibilidade dos indivíduos de mudar se confrontados com ideias mais coerentes que as suas que teremos indivíduos capazes disto.
É através de um pensamento firme, coerente, que se mantenha fiel ao que acredita, desde que estes princípios sejam corretos ou seja, validados pela confrontação de ideias (experiência de vida) que se vai melhorando o mundo em paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *