Nobreza

Uma coisa que tenho dificuldade de entender, é o fato de que no século XXI ainda existirem pessoas que se considerem condes, duques, marqueses, príncipes, reis, rainhas ou de uma “casta especial”. Só com o fato de escrever estes nomes parece que minha mente se remete ao tempo dos cavaleiros com armaduras, entrando em castelos. Como é possível que ainda hoje persista tal atraso ?
Fico imaginando como será o dia a dia destas pessoas, sabendo que têm os mesmos cheiros, necessidades, anseios e desejos que todos os que as rodeiam e mesmo assim insistem a se apegar ao ancestral atraso de pensamento que as leva a achar que são por alguma razão esdrúxula melhores que os outros e assim se mantém em uma colossal fantasia de brincar de Barbie em alto estilo às custas da opressão de milhares e milhares para que eles possam dormir em camas banhadas a ouro.
Pra quê ? Para que são necessários aposentos ricamente decorados, luxo, pompa e formalidades ? Para que tamanho desperdício de recursos, tempo e vidas que poderiam ser muito melhor utilizadas se direcionadas para outros fins ?
Se ao menos um título desses desse algum poder especial, mas a imensa maioria dos portadores desses títulos não têm qualquer vantagem por eles a não ser poder ser chamado pelo título, unicamente por uma tola vaidade de que uma palavra na frente do seu nome representa algo de grandioso. Qual conceito poderia ser mais tolo que este ? Quão grande tem que ser o desperdício para que esta fantasia seja mantida ?
“Ah mas são símbolos do seu país”. Será que alguém realmente acredita nisso de coração ? Será que é possível que alguém realmente não veja claramente que isto é uma falácia criada para perpetuar a terrível fantasia medieval de que algumas pessoas nascem com um “direito divino especial” ?
Para se ter o merecimento de ser tratado como alguém especial precisa que se faça alguma coisa de especial. Acho justo que se trate de maneira diferenciada quem tem um grande saber ou que auxiliou muita gente ou que demonstre um grande caráter ou que demonstre um talento acima da média. Mas tem que mostrar. Claro que não pode ser só pelo nascimento ou pela família ou por qualquer outra característica que não seja a ação concreta.
Fico perplexo como fantasias tão ancestrais conseguem se perpetuar século após século.
A nobreza que pode existir é a de caráter. E ela não vem de berço. Vem pela educação que recebemos e pelo coração que demonstramos ter. Essa é a verdadeira nobreza. E ela não vem com documentos, vem através do reconhecimento por quem convive connosco e somente quando essas pessoas não tiverem qualquer interesse especial nesse reconhecimento e o façam de coração.
Vamos nos esforçar para colocar na cabeça uma coisa muito simples de entender:
Todos os seres humanos são iguais em valor potencial. Nem melhores, nem piores, iguais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *