Obediência

Uma palavra que causa arrepios em muita gente: obediência. Parece que só em pronunciá-la já levantamos os escudos.
Acredito que falta consciência do que é “obedecer”.
Repare em primeiro lugar que a palavra por si não está dizendo que a obediência significa submissão à vontade do outro. Você pode por exemplo obedecer ao plano que você mesmo estabeleceu pra si. Pode obedecer sua consciência. Pode obedecer sua moral. Pode obedecer a um estudo que você mesmo fez a respeito de algo.
Mas também pode obedecer a outra pessoa. Não necessariamente isso é sempre mau. Se essa pessoa for de sua confiança e quiser o seu bem isso é inclusive muito bom pra você. Muitas vezes você pode não conhecer alguma coisa e buscar conselho de quem conhece e obedecê-lo pode ser a melhor coisa a fazer.
Mas também tem o caso que alguém querer submeter o outro pra dominar, manipular, subjugar. Nesse caso a desobediência obviamente se justifica. Mas quis mostrar que esse é apenas uma forma corrupta de obediência e não a única, como muitas vezes pode parecer a alguns.
Outra coisa que quero chamar à atenção é que mesmo o mais rebelde dos seres obedece continuadamente, 24/7, sem paradas, dormindo ou acordado. Provo.
A ideia da não-obediência é que você toma uma decisão consciente, livre, de acordo com a sua “vontade”.
Vamos dissecar isso um pouco. O que é “vontade” ? Quantas vezes você tomou uma decisão realmente “consciente” ? Você “teve vontade” de comer um sorvete, “teve vontade” de “trabalhar com este ou aquele tema”, “se sentiu atraído” por esta ou aquela pessoa. Quantas destas coisas foram “conscientes” ? Será que você pode realmente dizer que você tomou uma decisão consciente de sentir isso ou aquilo ? Ou de ter esta ou aquela vontade ? Ou será que você sentiu algo e depois agiu porque sentiu esse algo ? Você tem realmente controle a respeito desse sentir ? Pode deixar de ter vontade de alguma coisa ? Até pode, mas tem que segurar muito. Se for um vício muitas vezes tem que fazer um esforço enorme pra se libertar dele se conseguir.
Então você obedece continuamente. Obedece o que você sente sem qualquer controle de sua vontade.
Você acorda obedecendo. Porque seu corpo não tem mais sono e você tem que sair da cama porque não consegue mais dormir. Depois você obedece ao conhecimento de medicina básico e à convenção social que você tem que tomar um banho ou fazer sua higiene. Depois você obedece sua fome vai tomar café, obedecendo sua cultura de comer o que você foi ensinado a comer no café da manhã, depois você obedece seu corpo que tem alguma necessidade fisiológica, depois você obedece à convenção que você tem que andar vestido, depois você obedece à convenção e à norma social que você precisa estudar ou trabalhar. E assim sucessivamente você segue obedecendo não à sua consciência mas a uma séria de coisas externas ao seu controle consciente. Até que no final do dia você obedece ao sono que está sentindo e dorme e enquanto tá dormindo não tem controle do que você sonha e é obrigado a ver o que quer que seus sonhos tragam a você.
Sua rotina pode ser bem diferente dessa, mas tenho certeza que você pode entender o exemplo que estou dando se não quiser desviar o assunto.
Resumindo: o nível de escolhas conscientes que fazemos ao longo da vida é realmente mínimo. Muito pequeno mesmo. Pense assim: quantas vezes ao longo do dia você realmente analisa com cuidado alguma situação para tomar a melhor decisão ? Muito poucas vezes. E nessas vezes você é influenciado por vontades, sentimentos e externalidades completamente fora do seu controle.
Eu só acredito que um ser humano é realmente desobediente se ele sentir uma necessidade fisiológica e não obedecer a ela conscientemente por um longo período de tempo. Aí eu digo que ele é realmente desobediente.
Então se todos nós obedecemos continuamente, resta a pergunta: se tudo neste mundo necessita de um agente, de uma causa original, de onde se originam e o que são todas essas coisas, essas vontades e desejos que não controlamos ?
A resposta a essa pergunta tem que ser individual, uma resposta de nós para nós mesmos de acordo com nossos conceitos e visões de mundo.
Mas antecipo duas visões que podem auxiliar nessa descoberta: podemos achar que essas vontades inconscientes são nosso próprio eu, que obedecer a elas é obedecer a nós mesmos e por outro lado podemos achar que essas vontades são separadas da nossa identidade.
Se seguirmos pelo primeiro caminho trataremos de satisfazer essas vontades, elas crescerão e elas então controlarão nossa vida, uma vez que acreditamos que elas são nosso verdadeiro eu.
Pelo segundo caminho trataremos de dominá-las reduzi-las e assim ter mais controle e consciência nosso respeito.
Então o que quero demonstrar com isso, é que o caminho da desobediência é o caminho de sua própria escravização. E o caminho da obediência, no sentido consciente acima, é o caminho de nossa libertação e ampliação de consciência.
Então todos nós obedecemos: uns obedecem a suas vontades e desejos e outros a sua consciência e evolução. Mas todos obedecem. Continuamente, sem qualquer pausa e enquanto existirmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *